quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Como se pode posicionar um Nutricionista que comunica sobre ciência?

A ciência produz um conhecimento proveniente de uma investigação racional, direccionado à descoberta da verdade. trata-se de um conjunto de verdades certas , logicamente encadeadas entre si que foram testadas experimentalmente.
No que diz respeito à alimentação e nutrição, bem como outros sectores, um dos objectivos da investigação é obter um conhecimento verdadeiro , cuja divulgação irá beneficiar a população, permitindo-lhe assim fazer uma escolha mais acertada.
Contudo, é necessario fazer chegar à população o conhecimento, sendo este um dos papeis do nutricionista, como também entidades politicas, economicas e as industrias. Cabe assim ao nutricionista verificar a qualidade e fidedignidade do assunto comunicado ( funcionando como um filtro) para posteriormente o poder transmitir de forma simples e clara.
Por vezes acontece também, que a Ciência divulga estudos que são opositórios aos estudos de Nutrição. Então o que deve fazer um Nutricionista neste caso?
Defender e argumentar sobre o seu conhecimento/os seus estudos, evidenciando todos os pontos positivos tendo sempre em conta o público alvo. E nunca "atacar" o que a Ciência publicou mesmo que muitas vezes seja um estudo incompleto e com inúmeras falhas!

Sem comentários: