quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Correntes em Nutrição

Podemos definir dois tipos de correntes em Nutrição : a corrente Estruturalista e a corrente Funcionalista. Estas não se encontram completamente dissociadas uma da outra, no entanto, têm diferentes modos de atingir os seus objectivos.
A corrente Estruturalista explica os comportamentos, hábitos e regras alimentares de acordo com razões culturais e factores de ordem social. Deste modo recorrem aos sentimentos e emoções para conquistarem o público.
Por outro lado, a corrente Funcionalista estabelece uma relação entre os benefícios nutricionais e adopção de determinados comportamentos alimentares. É, portanto, uma relação saúde-alimentação.
  • A OLÁ apresenta as duas correntes. O site conjuga-as, apresentando promoções com prémios atractivos para os mais jovens ( corrente estruturalista ) mas também receitas saudáveis com os seus produtos ( corrente funcionalista ).
  • A Yoco da Nestlé é um site essencialmente estruturalista e adaptado ao seu público : as crianças. Apresenta actividades, passatempos, postais, etc.
  • A Danoninho também associa as duas correntes e oferece a possibilidade aos profissionais de saúde de visitarem o site complementar da NutriDanoninho.

Em suma, cada marca utiliza as diferentes correntes. Umas optam por apenas pelo bem-estar e nutrição, enquanto outras recorrem às emoções, ao despertar dos sentidos. Contudo, muitas das marcas começam a apostar na mistura destas duas correntes para, deste modo, conquistarem um público maior aumentando o consumo.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Apesar de terem respondido às 2 questões da semana, não têm produzido mais conteudos.
O aspecto geral do blogue esta muito simplista. Aconselho a visita aos blogues dos vossos colegas